A Reciclagem começa na escola
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a reciclagem.
- Vocês sabem o que significa coleta seletiva?
- Como podemos fazer coleta seletiva na escola?
- O que podemos fazer para contribuir com a coleta seletiva na nossa escola?
Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, o professor propõe as crianças fazerem inicialmente a coleta seletiva na sala de aula, separando o lixo dos materiais recicláveis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.
2º Momento: O professor deverá explicar as criança que, para cada tipo de material reciclado existe uma cor.
Ex:
Nesse momento o professor traz para a roda quatro caixas de papelão para as crianças pintarem cada uma de uma cor (azul, vermelho, amarelo e verde). Depois as crianças escreverão o nome em cada uma delas conforme o exemplo. O professor deverá explicar as crianças sobre a coleta que iremos realizar na sala de aula, que será realizada diariamente. Ao final de cada semana o professor poderá junto às crianças verificar a quantidade maior e menor de materiais recicláveis (se é plástico, papel, plástico ou vidro).

Nenhum comentário:
Postar um comentário