quinta-feira, 26 de abril de 2018

Lixo na Escola

Objetivos
  • coletar informações sobre o lixo na escola e organizá-las em tabelas e gráficos;
  • valorizar as pequenas ações que possibilitem interferir na produção de lixo e, consequentemente, na relação do homem com a natureza;
  • implantar a coleta seletiva na escola.


Áreas Envolvidas: Matemática, Língua Portuguesa, Arte e Geografia.
Estratégia de Trabalho: os alunos poderão ser divididos em grupos, e cada grupo ficará responsável de fazer o levantamento de informações com um setor da escola.
Papel do Professor
  • desencadear todo o trabalho, acompanhar os grupos nas suas diferentes etapas, orientando-os para o levantamento das informações, organização e análise, oferecendo fonte para consulta;
  • organizar o registro do trabalho pedagógico.
Papel dos Alunos: estarem estimulados a realizar todas as atividades propostas, analisando as informações coletadas e propondo soluções para os problemas de lixo na escola.
Material: informações coletadas pelos alunos.
Duração Mínima: 5 aulas.

Organização

Este projeto poderá ser desenvolvido por alunos de 5a. e ou 6a. série.
O trabalho consiste em se colocar em discussão que cuidar do lixo deve ser responsabilidade de todos e que o seu tratamento adequado deve começar por pequenas ações. Pode-se fazer levantamentos de informações com alguns setores da escola, como: cantina, sala de aula e secretaria (xerox); analisar esses dados e propor soluções.
O projeto pode ser desencadeado com questões propostas pelo professor para a discussão:
  • De quem é a responsabilidade pela redução e pelo tratamento do lixo?
  • De que formas os alunos podem contribuir para a questão do lixo e da reciclagem?
  • É significativa a quantidade de lixo produzida diariamente na escola?
1. Lixo produzido pela cantina
No caso da cantina, os alunos poderão obter algumas informações do tipo:
  • Que tipos de embalagens são as mais vendidas na cantina; exemplos: sacos de salgadinhos, balas, chocolates etc.
  • Embalagens de refrigerantes: latas ou copos descartáveis; tipos de copo: plástico ou papelão.
  • Qual a quantidade consumida de cada um desses alimentos em: uma semana e/ou um mês.
Essas informações poderão ser organizadas em tabelas e gráficos, com problematizações a partir deles:
  • quantidade de lixo gerada pela cantina em um mês ou em um ano letivo;
  • como esse lixo pode ser recolhido e reciclado posteriormente;
  • alternativas para redução desse lixo.
O trabalho deve ser concluído com sugestões de ações pelo grupo.
2.Lixo produzido na hora do recreio
Nesse caso, pode-se fazer um levantamento entre os alunos, na sala de aula, quanto ao tipo de lanches que eles consomem diariamente, se o lanche é trazido de casa ou adquirido na cantina, de que forma esse lanche vem embalado e o que se faz com essas embalagens ao término do recreio. Pode-se organizar um questionário para ser respondido pelos alunos de todas a escola. Os dados do questionário podem ser tabulados, organizados em tabelas e gráficos, gerando análises, discussões e propostas de soluções.
3.Quantidade de papel consumido pela escola
Nesse caso as informações podem ser levantadas na secretaria da escola e no setor de xerox (se houver). Os alunos poderão levantar dados sobre o quanto de papel sulfite a escola gasta por mês (xerox, apostilas, folhas de provas, circulares etc.). Esses dados deverão gerar algumas discussões:
  • O papel é feito de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como o eucalipto e o pinus. Qual a quantidade de fibras necessárias para se produzir 1 tonelada de papel? Isso equivale a quantos m³ de madeira? Quanto de celulose seria necessária para a produção desse papel? Que análises podem ser feitas com base nos dados coletados? Que ações podem ser geradas, partindo dos alunos, para essa problemática?
  • Esse tema deve gerar a questão dos desmatamentos e da necessidade do reflorestamento.
  • Pode-se organizar a visita a uma fábrica de papel existente na região para o conhecimento do processo de obtenção da celulose e fabricação do papel, das normas de reflorestamento seguidas pela indústria etc.

Culminância

O trabalho pode culminar com uma plenária, em classe para a discussão dos dados coletados e das conclusões parciais dos grupos. Dessa plenária devem resultar ações dos alunos do tipo:
  • divulgação dos dados do lixo produzido na escola;
  • elaboração de cartazes ou panfletos conscientizando os alunos para ações de redução do lixo;
  • propostas de reciclagem;
  • implantação da coleta seletiva na escola.

Registro do Trabalho Pedagógico

É fundamental que o registro do trabalho seja realizado ao longo do desenvolvimento do projeto. Esse registro deve envolver tanto o trabalho do professor quanto o dos alunos. No caso dos trabalhos dos alunos, pode-se selecionar os melhores cartazes para serem fotografados como forma de registro. Para o registro do trabalho do professor é fundamental que, a cada etapa realizada, sejam anotados os avanços e recuos, as atividades bem sucedidas e as que apresentarem problemas...Enfim, registrar todos os episódios que mais despertaram a atenção e as reflexões produzidas com base nestes.

Integração de Áreas de Conhecimento

Língua Portuguesa:
  • Organização dos questionários.
  • Produção dos panfletos.
Geografia: Discussão sobre o desmatamento.

Arte: Produção de cartazes.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Entenda a definição de reciclagem primária, secundária e terciária

A busca por um mundo mais sustentável é uma pauta presente em todos os países do mundo, uma vez que está mais do que provado que o planeta deve ter uma vida muito curta se o ser humano continuar a consumir recursos naturais de maneira desenfreada e manter as práticas poucos sustentáveis que existem hoje.
Nessa luta por um mundo mais sustentável, a reciclagem se destaca como uma das ações chave. Isso porque o processo permite a redução dos impactos ambientais associados aos processos produtivos, uma vez que minimiza a necessidade de extrair recursos naturais.
Embora o Brasil seja referência na reciclagem de latinhas de alumínio, ainda há muito o que fazer quando o assunto é reciclagem de maneira geral: de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 13% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados. Esse número aponta a necessidade de que cidadãos e autoridades se conscientizem mais a respeito dessa prática e das diferenças entre reciclagem primária, secundária e terciária.




Reciclagem primária, secundária e terciária
Antes de qualquer coisa, vale esclarecer que a reciclagem corresponde à transformação de um material previamente utilizado para que possa ser empregado em outros fins. Para isso, são empregados processos físicos, químicos e/ou biológicos — diferentemente do reaproveitamento, que é um processo que não envolve esse tipo de alteração.
O processo de transformação por meio da reciclagem pode ser feito de diversas maneiras. Na reciclagem primária, os produtos transformados são aqueles produzidos na própria indústria ou empresa, e são utilizados para outros fins. Como exemplo, podem ser citadas as sobras de matérias-primas, rebarbas advindas do processo de produção e peças defeituosas. Isso significa que os materiais utilizados na reciclagem primária têm as mesmas características dos produtos originais.
Outra maneira de realizar a transformação é a partir dos produtos já usados, advindos principalmente dos resíduos sólidos urbanos, correspondendo à reciclagem secundária. Nela, os resíduos precisam ser separados e possuem qualidade inferior quando comparados aos utilizados na reciclagem primária, uma vez que vêm contaminados como resíduo orgânico, como sobre de comida.
Por fim, na reciclagem terciária, os produtos originais são transformados por meio de diversos processos — como no caso do plástico, que é transformado em hidrocarbonetos ou monômeros, podendo ser utilizado na produção de novos plásticos ou mesmo de produtos químicos.

Identificando e Classificando




Frutas, verduras e legumes são alvos freqüentes de discussão, pois suas definições podem ter diferentes interpretações de acordo com o campo de conhecimento (botânico ou nutricional). Em geral, utiliza-se a denominação verdura quando as partes comestíveis do vegetal são folhas, flores, hastes, como espinafre, brócolis e alface, e a denominação legume quando as partes comestíveis são os frutos, as sementes ou as partes que se desenvolvem na terra, como abobrinha, tomate e mandioca. Já a denominação fruta é utilizada para identificar os frutos com sabor adocicado e agradável ao paladar.


DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Primeira aula – O professor apresenta aos alunos três caixas e juntos constroem a escrita das etiquetas: FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, para serem colocadas uma em cada cesta/caixa. Convida-os a brincarem de completar as caixas com os vegetais, usando para isso figuras. A primeira proposta é que cada aluno desenhe uma fruta, uma verdura e um legume, sendo um em cada quadrado. Ao concluir os desenhos, cada um coloca seu “vegetal” na caixa correspondente. Em seguida, o professor solicita uma tarefa para casa: Junto com um adulto, verificar quais vegetais têm em casa, escolher um deles e trazer para a escola uma figura dele (recortada de revista/encarte ou desenhada). O professor deve redigir a tarefa e enviá-la para casa na agenda ou caderno, conforme sua rotina.

Segunda aula – Verificando as caixas, cada aluno apresentará a imagem trazida de casa e guardará na caixa correspondente. É interessante que o professor tenha algumas figuras extras para oferecer aos alunos que não tenham realizado a atividade em casa. (Há figuras disponíveis no Banco de Imagens / Alimentos). É hora de verificar as caixas. Os alunos poderão ser divididos em três grupos e, cada grupo, confirmará o conteúdo das caixas colando as figuras numa cartolina, organizando, assim, um cartaz de frutas, um de verduras e outro de legumes. Se o professor preferir, poderá organizar coletivamente os cartazes.

Ministério do Meio Ambiente Apoia Projetos

Em consonância com a implementação de normas, de estratégias e das políticas públicas ambientais de forma transversal, compartilhada, participativa e democrática, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) apoia programas e projetos voltados para o conhecimento, a proteção, a recuperação e o uso sustentável dos recursos naturais, acompanhando o avanço da consciência e da organização da sociedade brasileira.

O MMA promove o desenvolvimento de produtos e processos voltados para conservação e uso sustentável do bioma marinho e dos sete biomas terrestres brasileiros. Visa assim estimular a adoção de tecnologias sustentáveis, especialmente nas atividades relacionadas à agricultura, ao agroextrativismo e à agroindústria e suas cadeias produtivas. Executa o monitoramento e o combate ao desmatamento e às emissões de gases de efeito estufa. Prima pelo desenvolvimento sustentável junto às populações tradicionais, aos povos indígenas, aos assentamentos rurais e demais produtores familiares.

Por meio da cooperação técnica e científica com entidades nacionais e internacionais, o MMA busca fomentar, coordenar e executar as políticas públicas decorrentes dos acordos e das convenções internacionais ratificadas pelo Brasil na área de sua competência.









·         Demarcação das áreas de plantio,
·         Preparo do solo;
·         Fertilizantes e Produtos Naturais (orgânicos);
·         Técnicas de plantio e cuidados com os canteiros.
·         Canteiros medindo 1 metro de largura por 10 metros de comprimento.



 O local utilizado possui disponibilidade de sol, água condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. A horta terá uma cerca viva de feijão andu, devendo observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.

 Seleção de hortaliças, como, por exemplo: Alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga, tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha, couve flor, brócolos, alcachofra, cenoura, beterraba, rabanete, nabo, cebolinha, salsa, coentro, rúcula, chuchu e alho.

Alunos juntamente com os professores e o orientador, ficarão responsáveis pelo manejo da horta, levando a efeito:

·         Irrigação diariamente observando o melhor horário para sua efetivação;
·         Retirada de plantas invasoras;
·         Observação do aparecimento de pragas;
·         Afofar a terra próxima ás mudas;
·         Completar nível de terra em plantas descobertas;

A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças. Realizando a higienização com auxílio das merendeiras, e após higienização será servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação das crianças e proporcionando maior variedade nas opções presentes.

Todos os processos de implantação da horta serão acompanhados pelos alunos com seus professores, onde o professor utilizará como um estudo do meio em suas aulas, dando oportunidade aos alunos de aprenderem trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando assim sua alimentação e de seus familiares. Estará oferecendo aos alunos, uma interação com o meio ambiente, mostrando a importância do cuidado com animais e plantas, para o futuro do planeta, e para sua saúde.


domingo, 22 de abril de 2018

22 de Abril - Dia da Terra


Dicas de atividades
O ambiente escolar também deve promover a reflexão sobre os temas ambientais, especialmente nesta data tão importante.
Para tanto, pode-se elaborar cartazes sobre as principais ações que envolvem o desenvolvimento sustentável, realizar debates sobre a importância dessas ações ou convidar profissionais para discutir o assunto com a comunidade escolar.
Algumas atividades práticas também podem ser incluídas como: distribuição e plantio de mudas, limpeza de áreas verdes e gincanas ambientais.
Lembre-se que essas ações de conscientização fazem a diferença para o planeta Terra e podem ser discutidas com os professores e representantes da escola. Portanto, não deixe esse dia passar despercebido.
Para auxiliá-lo nessa atividade, segue abaixo alguns temas atuais de suma importância e que podem ser abordados em sala de aula e eventos ambientais:
  • Poluição
  • Impactos Ambientais
  • Meio Ambiente
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Economia Verde
  • Sustentabilidade
  • Reciclagem
  • Coleta Seletiva

Projeto Educacional - "A Reciclagem e o Ambiente"

A reciclagem do lixo, embora seja uma das mais vitais iniciativas para a defesa do meio ambiente, exige uma mobilização profunda e envolve ...