quinta-feira, 24 de maio de 2018

Projeto Educacional - "A Reciclagem e o Ambiente"

A reciclagem do lixo, embora seja uma das mais vitais iniciativas para a defesa do meio ambiente, exige uma mobilização profunda e envolve a mudança de comportamentos ativos de amplos setores da sociedade. A escola assume um papel vital nesse processo e é o vetor de constante debate sobre a questão. Entretanto, o sucesso dessa tarefa deve levar em conta as condições em que os alunos recebem e desenvolvem suas percepções sobre o mundo. Formas dramáticas e "midiáticas" estão bastante próximas dessas condições e podem ser muito estimulantes para os alunos e estabelecer forte motivação para ações locais de fortalecimento de atitudes voltadas para a reciclagem.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

A relação de consumo e descarte de celulares velhos no Brasil

Você sabia que a quantidade de celulares ativos no Brasil já ultrapassou o número de habitantes do País? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contabilizou, em março de 2018, um total de 283,4 milhões de aparelhos de telefonia móvel em funcionamento. A demanda é crescente e, com ela, aumenta também o volume de celulares velhos no Brasil.
A cada ano, os fabricantes lançam modelos novos, com design e funcionalidades cada vez mais atraentes, que estimulam o desejo do consumidor por um novo aparelho. Estudos mostram que o brasileiro troca o celular, no máximo, a cada dois anos — sendo que algumas pessoas possuem dois aparelhos, além de tablet e notebook.
Como consequência desse cenário, o descarte de celulares velhos no Brasil é altíssimo, ultrapassando o volume de 1,4 milhão de toneladas por ano. Esse número coloca o Brasil no topo do ranking de países da América Latina que mais produz lixo eletrônico. O que fazer para resolver esse problema, afinal?
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, cria responsabilidades e obrigatoriedades com relação à destinação correta de resíduos, o que inclui o descarte adequado do lixo eletrônico. Porém, o País ainda conta com poucos postos para o descarte de celulares velhos, e o nível de reciclagem deste tipo de resíduo é muito baixo.
O Brasil conta com poucos centros de reciclagem de aparelhos de telefonia móvel, e o resultado disso são milhões de celulares velhos que ficam guardados nas residências por um período e que, depois, acabam sendo descartados junto com o lixo comum. O pior dessa situação é o descarte indevido das baterias, que contêm muitas substâncias tóxicas ao meio ambiente e à saúde pública.
Celulares: 80% dos componentes podem ser reciclados
Cerca de 80% dos componentes de aparelhos celulares podem ser reciclados. Isso porque um aparelho possui a seguinte composição: 45% plástico, 40% placa de circuito, 8% de metais como ouro e prata, 4% de cristal líquido e 3% de placa de magnésio. Esses materiais podem ser separados e reciclados, porém, o processo exige conhecimento técnico e tecnologia específica, principalmente com relação à retirada de metais preciosos.
Todo o plástico do aparelho celular pode ser triturado, derretido e processado até se tornar matéria-prima reciclada para a fabricação de outros produtos — como peças para impressoras ou alças de embalagens. Com um equipamento especial, é possível fazer a separação magnética de metais como ferro, alumínio e cobre.
Já os metais preciosos ficam na placa de circuito. Como no Brasil ainda não há centros de reciclagem dotados desse tipo de tecnologia para extrair ouro e a prata, as placas coletadas são exportadas para países que dominam o processo, especialmente Japão, Alemanha, Canadá e Suécia. Outra solução adequada para lidar com as placas consiste na utilização de um triturador de placas eletrônicas, o que facilita o processamento e descarte dos resíduos.
Celular velho: o que fazer?
Se o aparelho ainda funciona, mas você decidiu substitui-lo por outro mais moderno, faça algo útil com ele, ao invés de deixá-lo “esquecido” em alguma gaveta. Veja quatro sugestões interessantes:
  • Venda ou doe o aparelho a um familiar ou amigo;
  • Se a tela estiver intacta, use-o como um porta-retratos digital;
  • Ao invés de expor seu aparelho novo no carro, utilize o antigo como GPS;
  • O celular antigo pode servir como leitor digital de livros, apostilas e outros documentos.
Atenção: jamais descarte o aparelho celular inservível no lixo comum!
Sempre verifique onde existe um posto de coleta de celulares e baterias. Consulte a revendedora de celulares, o setor de meio ambiente da prefeitura, o site do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e centros de reciclagem. Sua atitude poderá inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo e, assim, será possível diminuir a quantidade de lixo eletrônico do Brasil.

sábado, 19 de maio de 2018

A RECICLAGEM COMEÇA NA ESCOLA 2

1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente à reciclagem e sua importância, construir com elas um panfleto para ser distribuído na escola. Inicialmente as crianças irão fazer um desenho sobre a coleta seletiva, pois é a partir da coleta seletiva que podemos separar os elementos que podem ser reciclados e reaproveitados.

 2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que escrevam sobre a reciclagem (Qual a importância da reciclagem? O que devemos fazer para reciclar? O que podemos fazer para reutilizar? O que pode ser ou não reciclado? O que pode ser ou não reutilizado?). Em seguida o professor deverá fazer uma votação para serem escolhidos os cinco melhores desenhos com legendas,  para serem colocados no panfleto. Depois de escolhido, o professor deverá montar junto às crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola. O professor pode sugerir as crianças que coloquem dicas de reciclagem nos panfletos, como no exemplo abaixo:

 DICAS DE RECICLAGEM
  • Separar o lixo para reciclagem;
  •  Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);
  •  Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;
  • Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;
  • Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;
  • Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;
  • Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam. Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente.
3º Momento: O professor solicita às crianças que distribuam os panfletos sobre a importância da reciclagem por toda a escola. À medida que as crianças entregarem os panfletos deverá conversar com as pessoas sobre a importância da reciclagem.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

 A Reciclagem começa na escola

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a reciclagem.
  •  Vocês sabem o que significa coleta seletiva?
  •   Como podemos fazer coleta seletiva na escola?     
  •  O que podemos fazer para contribuir com a coleta seletiva na nossa escola?    
Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, o professor propõe as crianças fazerem inicialmente a coleta seletiva na sala de aula, separando o lixo dos materiais recicláveis, como o papel, o plástico, o metal e o vidro.

2º Momento: O professor deverá explicar as criança que, para cada tipo de material reciclado existe uma cor.

Ex:   

Nesse momento o professor traz para a roda quatro caixas de papelão para as crianças pintarem cada uma de uma cor (azul, vermelho, amarelo e verde). Depois as crianças escreverão o nome em cada uma delas conforme o exemplo. O professor deverá explicar as crianças sobre a coleta que iremos realizar na sala de aula, que será realizada diariamente. Ao final de cada semana o professor poderá junto às crianças verificar a quantidade maior e menor de materiais recicláveis (se é plástico, papel, plástico ou vidro).

PLANO DE AULA - RECICLAGEM (EDUCAÇÃO INFANTIL)

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer e perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente;
• Identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados;
• Distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaproveitados;
• Conscientizar a comunidade escolar da importância da coleta seletiva do lixo;
• Elaboração de panfletos para conscientização da comunidade;
• Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios. 
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Assistir um documentário sobre reciclagem
1º Momento: O professor deverá inicialmente conversar com as crianças sobre a reciclagem, questionando-as:
  • O que é reciclagem?
  • O que é reutilizar?
  • Por que é importante reciclar e reutilizar?
  • Quem faz coleta seletiva de lixo em casa?
  • Quais são as consequências quando não se faz a coleta seletiva do lixo?
 Depois o professor exibe para as crianças um documentário sobre reciclagem. (As Sugestões se encontram nos recursos complementares).   
2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. (Sobre o conceito de reciclagem, sua importância e a diferença entre reciclagem e reutilização).
 3º Momento: O professor devera realizar com as crianças uma lista de coisas que podem ser recicladas ou não. Nesse momento o professor de questionar as crianças:
  • As garrafas pet podem ser recicladas?
  •  E as de vidro? Será que posso reciclar restos de comida?
  • E o papel posso reciclar?
  • Qual papel pode ser reciclado?
 O professor deve organizar a lista e colocá-la junto ao mural.

RECURSO DIDÁTICO: Exemplo de lista

PODE SER RECICLADO...
  • -Garrafa e pote de vidro;
  • - Garrafa pet;
  • - Sacola de plástico;
  • - Papel e papelão seco;
  • - Latas de aço e de alumínio;
  • - Isopor;
  • - Lâmpadas incandescentes e fluorescentes;
  • - Papel alumínio, etc.
NÃO PODE SER RECICLADO...
  • - Lenço de papel, papel higiênico, fraldas descartáveis e absorventes
  •  - Esponja de aço;
  • - Aparelho de barbear;
  • - Espelho; - Clipe e grampo;
  • - Tomada, cabo de panela, etc.




quinta-feira, 17 de maio de 2018

17 de maio: Dia Internacional da Reciclagem

Hoje é um dia especial para todos aqueles que estão envolvidos com uma das práticas sustentáveis mais importantes nos dias de hoje: a reciclagem.
A reciclagem consiste em um processo de transformação de resíduos sólidos que não seriam mais utilizados. A partir de alterações de estado físico, físico-químico ou biológico, os resíduos adquirem características que os tornam novamente matéria-prima ou produto, o que além de reduzir a produção e o acúmulo de rejeitos, diminui a necessidade de extração de novos materiais da natureza.
Sendo, pela sua própria definição, uma ação com potencial de reduzir impactos ambientais, a reciclagem tornou-se uma prática necessária para a sustentabilidade do nosso planeta. Considerando o crescente aumento da população mundial e o consequente aumento de consumo de alimentos e materiais em geral, a conscientização sobre consumo, reuso e reciclagem deve ser cada vez mais estimulada e propagada.
Sendo assim, cidadãos, empresas e o poder público devem todos contribuir com práticas sustentáveis como a reciclagem, incentivando e participando de programas de coleta seletiva e de educação ambiental. A preocupação com o meio ambiente e a sociedade deve ser compartilhada por todos, afinal somos, sem distinção, completamente dependentes dos recursos que a natureza nos oferece.



Projeto Educacional - "A Reciclagem e o Ambiente"

A reciclagem do lixo, embora seja uma das mais vitais iniciativas para a defesa do meio ambiente, exige uma mobilização profunda e envolve ...