1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente à reciclagem e sua importância, construir com elas um panfleto para ser distribuído na escola. Inicialmente as crianças irão fazer um desenho sobre a coleta seletiva, pois é a partir da coleta seletiva que podemos separar os elementos que podem ser reciclados e reaproveitados.
2º Momento: O professor deverá solicitar às crianças que escrevam sobre a reciclagem (Qual a importância da reciclagem? O que devemos fazer para reciclar? O que podemos fazer para reutilizar? O que pode ser ou não reciclado? O que pode ser ou não reutilizado?). Em seguida o professor deverá fazer uma votação para serem escolhidos os cinco melhores desenhos com legendas, para serem colocados no panfleto. Depois de escolhido, o professor deverá montar junto às crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola. O professor pode sugerir as crianças que coloquem dicas de reciclagem nos panfletos, como no exemplo abaixo:
DICAS DE RECICLAGEM
- Separar o lixo para reciclagem;
- Ao comprar um eletrodoméstico, prefira os novos e de qualidade (economizam energia);
- Regar as plantas no período da manhã ou no cair da noite;
- Evitar deixar torneiras abertas ou pingando;
- Economize no papel, utilize o outro lado do papel para anotações ou fazer rascunhos;
- Reduza o uso do automóvel (carro), tenha uma vida mais saudável, se for sair para lugares próximos prefira a pé;
- Faça doações das roupas que não utiliza mais, normalmente bazares de caridade recebem e doam para quem precisam. Estas são apenas algumas das dicas que vocês podem fazer e com isso ajudar a natureza e o meio ambiente.
3º Momento: O professor solicita às crianças que distribuam os panfletos sobre a importância da reciclagem por toda a escola. À medida que as crianças entregarem os panfletos deverá conversar com as pessoas sobre a importância da reciclagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário